Tuesday, February 27, 2007

PAREDON

O Juca - Quinta Emenda - vai pra Cuba. Lançou a idéia na blogosfera e está sendo um assanhamento total. Todos pra Cuba lançando seus roteiro e experiências. Corre corre nas charutarias de Belém atrás da Cohiba, já eleito como o charuto da excursão.
Hoje, porém, todos vão dar uma pequena pausa no planejamento da viagem pra treinar uma prática comum na queriba Cuba, de todos os sonhos que queríamos reais: o paredão.
Milhões de brasileiros vão escolher "democraticamente" quem vai ser deportado da casa do Big Brother. Será Diego, o alemão ? Ou a caipira Iris, codinome Sirí ?
Vamos ao voto. Só não vale dizer que nunca viu o Big Brother. É o paredon, companeros. A decisão está na sua mão.
JADER E VIC JUNTOS
O mestre Venício A.de Lima, um dos grandes pensadores das questão da Comunicação no Brasil, em artigo postado no site Observatório da Imprensa, acha estranho o pouco caso dado pela mídia à criação da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTICI ), agora em fevereiro na Câmara dos Deputados.
A atual Comissão ganhou autonomia ao ser desmembrada da Comissão de Educação, onde era uma sub-comissão.
Compete à nova Comissão opinar, dentre outros temas, sobre proposições pertinentes à política nacional de ciência, tecnologia, inovação, comunicação e informática; organização institucional do setor; propriedade intelectual; comunicação, imprensa, radiodifusão e televisão; outorga e renovação de concessão, permissão e autorização para serviços de radiodifusão de sons e imagens; regulamentação, controle e questões éticas referentes à pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, inovação tecnológica, comunicação e informática e outros menos votados.
Ufa ! Ufa! Ufa!
A estranheza de Venício A.de Lima é que a grande maioria de seus integrantes é ligada, de uma forma ou outra, aos grandes conglomerados da mídia e da web. E observa :"é sempre interessante constatar como a grande mídia evita falar sobre si mesma ou tratar de questões a ela diretamente relacionadas".
Ah, pra justificar o título: Jader Barbalho e Vic Pires Franco são os únicos deputados federais do Pará que fazem parte da CCTICI.
Como serão os votos de cada um ? Só nos resta aguardar, sem direito a voz e voto, a voz e o voto dos paraenses na Comissão.

Monday, February 26, 2007

ACONTECE E PARECE

Bernardino Santos, na sua muito lida coluna, diz que o PSDB do Pará está dividido em tres tendências : os almiristas, os jatenistas e os independentes. Parece que acontece, mas não aparece. Quem serão os líderes e os membros de cada uma das tendências, se é que elas existem mesmo ? É trovato mas será que é vero? Se vero é, vamos esperar para dar o nome, não aos bois, mas aos tucanos.
O que é claro é a indecisão do PSDB para ser oposição, depois de 12 anos de situação. Falta decisão, ão, ão, ão. O cientista político Leôncio Martins Rodrigues - quem já leu os livros ou os textos dele sabem quem é o cara - dá o caminho das pedras ( tem muita pedra nesse blog ) para o PSDB sair do muro onde voltou a se abrigar. Na revista Época dessa semana, mestre Leôncio dá as dicas pro partido encontrar seu perfil oposicionista.
1 - diminuir a imagem de ser um partido de elite ou das classes médias do Brasil desenvolvido;
2 - ganhar voto entre a massa de eleitores pobres do Nordeste e do Norte;
3 - consolidar novas lideranças com possibilidades de substituir os grandes nomes do passado;
4 - encontrar uma resposta adequada para o neopopulismo assentado nas "políticas sociais" de Lula;
5 - evitar uma cisão entre suas principais lideranças;
6 - barrar uma possível onda adesista nas franjas do partido, que não conseguem, como a maioria dos políticos brasileiros, ficar longe do calor do poder.
Resumo tudo com o título da entrevista de Leôncio Martins Rodrigues: "Não dá mais pra ignorar os pobres".

Sunday, February 25, 2007

ROLANDO AS PEDRAS UM

A revista Rolling Stone deste mês publica matéria sobre o jornalista Lúcio Flávio Pinto com o título “A agonia de Lúcio Flávio”. A seguir, algumas declarações do Lúcio.
Sobre o Bar do Parque:
“quantas vezes não amanheci aqui no Bar do Parque. Bebíamos e bebíamos, mas para discutir alta literatura”.
Sobre o dono da padaria onde tomava café com o repórter.
“sou persona non grata aqui. Se o dono me vê nesta mesa, me mata. Denunciei ele e o filho por envolvimento no assassinato de Bruno Meira. Eles também estavam envolvidos com tráfico de drogas”.
Sobre a repercussão do caso Bruno Meira.
“foi um dos momentos mais difíceis da minha vida. Todo mundo era do meu círculo de relacionamento. Eu olhava para o Jornal Pessoal e pensava: sou maluco, estou me condenando à morte”.
Sobre o suicídio de Getúlio Vargas.
“minha primeira lembrança política foi o suicídio de Getúlio. Meu pai foi para o enterro em São Borja (RS) e voltou com um disquinho da carta-testamento. Papai me colocava pra recitá-la, mas eu me entusiasmava e queria era discursar”.
Sobre seu primeiro jornal mimeografado.
“no primeiro ou segundo número, já ameaçou dar processo. Chamei uma colega de gorda e o pai dela não gostou”.
Sobre Fernando Henrique Cardoso, de quem foi aluno na USP.
“era excelente professor, mas era um boneco, devia ficar uma hora se arrumando para dar aula”.
Sobre a cobiça capitalista pela Amazônia.
“me dei conta que a Amazônia ia ser liquidada. São Paulo ia fazer o mesmo que os bandeirantes fizeram. Transformei aquilo em minha razão de ser”.
Sobre o fechamento das comportas da barragem para encher o lago de Tucuruí.
“quando vi aquilo, comecei a chorar compulsivamente. Veio em mim o caboclo da beira do Tapajós que nadou no Rio antes de ter conhecimento do mundo. É o meu drama, a minha história. A região está sendo cruxificada”.
Sobre o seu trabalho como repórter no Estadão e no Liberal.
“até 1989, não teve um evento de importância na região que eu não tenha testemunhado. Meus cadernos de reportagem são a história da Amazônia”.
Sobre Rômulo Maiorana que, segundo a revista, via “no jornalista, o herdeiro que não teve”.
“ele me tratava como um filho, fazia inúmeras confidências.......tu és o meu lado bom, deixa o meu lado ruim comigo”.
Sobre Jader Barbalho.
“gosto do Jader, ele nunca me agrediu....é um talento desperdiçado. Está sempre um lance a frente do político comum. É um cara incrível. O povo adora ele, a elite odeia – não por ser um ladrão, mas por não ser elite. É um Robin Hood deturpado. Só distribui trocados. Se tivesse grandeza, seria um dos grandes líderes do Pará”.
Sobre seu padrão de vida quando trabalhava no Estadão, no Liberal e na TV Liberal.
“eu tinha um poder impressionante. E ganhava muito bem, em valores de hoje cerca de 15 mil dólares por mês. Fiz minha biblioteca, minha casa”.
Sobre o jornalismo de seus sonhos.
“já fui execrado pela esquerda, pela direita e pelo centro. Sou do lado onde está a verdade, adoro uma briga”.
Sobre os processo movidos contra ele pelos herdeiros de Rômulo Maiorana.
“esses Maiorana, os herdeiros, são medíocres.....fui processado 32 vezes desde 1992, só que nunca contestaram os fatos que apresentei. É sempre por difamação”.
Sobre seu padrão de vida atual.
“meus amigos me dão presentes. Eu não tenho cartão de crédito. Ando de ônibus e quase não tenho vida social. Eu levo uma vida franciscana”.
Sobre a comparação com o mito grego de Prometeu.
“a justiça me amarra as mãos enquanto meus inimigos vêm todos os dias tirar um pedaço do meu fígado”.
Sobre a surra que levou de Ronaldo Maiorana.
“foi uma covardia. Ele veio pelas minhas costas e me agrediu. Quando me dei conta, já estava sendo espancado por Ronaldo e seus seguranças, que são pagos pelo estado para dar proteção a ele. Quando fui na delegacia dar queixa se recusaram a registrar a ocorrência”.
Sobre o destino do Jornal Pessoal.
“ou morro eu ou morre o Jornal Pessoal”.
É isso aí. Tudo devidamente aspeado. E mais: essa postagem e mais as duas seguintes foram feitas no domingo, 25 de fevereiro, depois das 20 horas.
ROLANDO AS PEDRAS DOIS

Na mesma edição da Rolling Stone, tem outra matéria sobre as três mulheres que venceram as eleição ao Governo do Estado, ano passado. Entre elas, claro, a nossa Ana Júlia Carepa. Vamos às aspas. As aspas são da reportagem assinada pelo repórter Gustavo Krieger.
Sobre as contas eleitorais.
“na prestação de contas à Justiça Eleitoral, declarou ter gasto 5,2 milhões na campanha – 2 milhões a mais que ser adversário”;
Sobre os homens da família.
“desde cedo, a nova Governadora acostumou-se a disputar espaço com os homens. Única mulher entre os sete filhos de um engenheiro civil e de uma dona de casa, teve de impor-se entre os irmãos”.
Sobre a vida política.
“a partir de 1992, ingressou de vez na política. Desde então, disputou todas as eleições municipais e estaduais do Pará”.
Sobre a vitória contra Almir Gabriel.
“ela não queria disputar as eleições do ano passado. Todas as pesquisas indicavam ser impossível vencer o ex-governador Almir Gabriel .....por muito tempo, pareceu que Almir Gabriel seria eleito no primeiro turno.....quando o jogo político começo a esquentar, a senadora sofreu um acidente. Quebrou a perna ao cair de um palanque.....passou 17 dias na cama e fez o resto da campanha em uma cadeira de rodas e com a perna engessada. A imagem acabou tornando-se o cartão postal da campanha”.
Sobre o marketing político.
“ao longo de toda a campanha, seus marketeiros trabalharam o fato de serem mulheres e exploraram a idéia de que existia um jeito feminino de fazer política”.
Sobre os apoios de Lula e Jader.
“o presidente Lula obteve 60% dos votos paraenses. Seu prestígio ajudou a aumentar a votação de Ana Júlia.....o segundo apoio é um assunto mais delicado. O deputado federal Jader Barbalho (PMDB) foi uma força decisiva para a vitória petista. Jader, pra quem não lembra, é aquele político que chegou a ser presidente do Senado, mas teve de renunciar depois de ser pego em um gigantesco desvio de verbas da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, a Sudam. Chegou a ser preso e algemado, mas deu a volta por cima e continua a ser uma peça decisiva na política do Pará”.
Sobre a recompensa pelo apoio de Jader.
“quando a governadora anunciou sua equipe, o apoio foi recompensado. O PDMB de Jader ganhou três secretarias de estado. Os peemedebistas abocanharam as pastas de Saúde e de Obras, além da Companhia de Saneamento do Pará. Coincidência ou não, cargos que controlam alguns dos maiores orçamentos e contratos do estado”.
Sobre a posse.
“a posse de Ana Júlia foi cheia de simbolismos. Ela chegou de muletas ao prédio da Assembléia Legislativa......o governador que saía, Simão Jatene, demonstrou sua contrariedade em silêncio. Dispensou o discurso. Ana Júlia não. Em frente aos militantes, falou por mais de meia hora, num discurso inflamado, cheio de críticas às elites do estado”.
Sobre a demissão dos funcionários temporários.
“quando era governador, Simão Jatene assinou um acordo com a Justiça Trabalhista, comprometendo-se a fazer a maior parte das demissões até 30 de março de 2007. O problema é que ele só afastou seis mil – são 24 mil - ......a bancada do PT tenta aprovar no Congresso Nacional uma emenda à Constituição que dá estabilidade no emprego aos funcionários temporários com mais de dez anos de serviço. Seria um retrocesso na organização do estado brasileiro, mas pouparia 15 mil empregos no Pará e muita dor de cabeça para a governadora”;
As pedras estão começando a rolar para a governadora Ana Júlia. Faço votos para que ela consiga passar por todas as pedras do caminho.
ANA JÚLIA E CLÁUDIA PASSAM O DIA JUNTAS

Uma repórter da revista Claudia passou um dia inteiro acompanhando a governadora Ana Júlia Carepa. A matéria está na edição deste mês. Ou seja, são duas publicações de circulação nacional, e de públicos bem diferentes dos acostumados com a política, que dedicam suas páginas à governadora do Pará. Na nova linha de reportagens “recorteweb”, o blog seleciona os principais trechos. O título é : Da Dor à Superação.
Acordando
“A governadora agora usa bengala. Gasta 65 minutos para se arrumar. Sai do quarto perfumadíssima..”;
7.30 hs
“à mesa, limita-se ao leite desnatado, pão integral, queijo branco e meio mamão, tentando o controle :’sou do tipo comilona, adoro doces”.
8.45 hs
“o secretário André Segantin avisa que está atrasada para a solenidade na Polícia Militar. Ana sai do apartamento alugado no centro de Belém – em março, muda-se para a residência oficial, a Granja do Icuí, agora em reformas. Com problemas financeiros na campanha, ela teve que vender o imóvel próprio...”
Breve comentário sobre os boatos da campanha.
“um deles se relacionou à doação de dinheiro por madeireiras que agem ilegalmente na campanha.’Os adversários foram baixos, até um adesivo Xô galinha, circulou na cidade’, conta Ana que alega preconceito. Ela já teve dois maridos, coisa que político tradicional não perdoa. ‘Não me abalo nem deixo de ser livre. Do contrário, a vida não vale a pena’. A prova de que fala a verdade é o namoro é o romance, há dez meses, com o pecuarista Mário Teixeira, nove anos mais moço. ‘Não revelei nada quando era só ficante. Ao subir para a categoria de namorado, assumi’ . O que conta é a aprovação dos dois filhos, Júlio de 23 anos....e Juliana, de 13 anos”.
8.50 hs
“Tres carros oficiais e batedores levam a governadora à PM.....nem parece a mesma que chora no cinema. ‘Sou uma banana chorona, entrega”.
11.00 hs
“No Palácio, ouve informes do chefe da Casa Militar. Coronel Coelho, de quem puxa as orelhas: ‘onde estão os celulares oficiais que não chegam?” .
INDO PARA O ALMOÇO
“No caminho, atende o namorado. ‘Primeira dama, pode me cumprimentar, fui eleito presidente do Aero Clube do Pará’. O novo amor também é piloto. E ela parece estar no céu com ele”.
13.40 hs
“ Ana Júlia vira mãezona. Bebezinho meu, diz para uma Juliana coberta de mimos. Com um ‘deixa disso’, a menina retruca. Á mesa, dividem salada, peixe grelhado, arroz de jambu com camarão e sorvete de açaí”;
15.00 hs
“Cancela a fisioterapia”.
18.00 hs
“Vai para a posse do comandante do Sebrae e discursa, carismática, tentando esconder a dor”.
21.00 hs
“passa em casa, se arruma para o jantar oferecido pelo órgão. Agora pode aliar ofício e prazer: o namorado está a tiracolo......eles cochicham a noite toda, felizes. De madrugada, Ana vai para casa”.
Um Viva para as aspas.

Thursday, February 15, 2007

BOLETIM MÉDICO

Pela primeira vez na vida, sentí inveja de um político. Inveja mesmo. Trata-se da Governadora Ana Júlia Carepa. Conforme o portal ORM, depois da cirurgia no joelho que fez ontem, a Governadora "passa bem e deve receber alta no sábado. Antes, ficará 15 dias em repouso, segundo o médico". Além de ganhar a eleição, ela conseguiu vencer o tempo. Opera na quarta, passa 15 dias em repouso e tem alta no sábado. Com votos de saúde a Ana Júlia, permito-me um comentário: isso a oposição não vê e por isso, não consegue fazer oposição. Ô raça.

Tuesday, February 13, 2007

EU GOSTO DE VINHO

Essa é pra Sula Maciel
Novidade boa no mercado que deve ser citado no blog Eu gosto de vinho. La Dorni é o vinho do momento, pelo menos pra mim. Produzido na serra gaúcha, o La Dorni, tinto, seco, é pioneiro no mercado das bebidas não alcóolicas e melhor : tem o gosto frisante dos vinhos que nenhum suco de uva chega perto e nem longe. Um boa pedida pros que não estão bebendo álcool mas que adoram o ritual dos copos, brindes e bares. Em Belém, tem uma loja, a Grão da Vida, na Conselheiro entre Serzedelo e Presidente Pernambuco, que vende o produto. No mais, é pedir direto da fábrica, através de seu site. Tim tim, tim tim.
MARKETING DE LIXEIRA

Essa é pro Francisco Cavalcante.
Na linha do Marketing de Guerrilha que o blog Comunicação Militante vem nos deixando atualizados, uma sugestão para combater a prática da população de jogar lixo nas ruas. Todo mundo sabe onde essa prática é mais intensa, ao longo dos canais que foram drenados. Peças simples que podem ser feitas por associações comunitárias e também invidualmente e colocados nesses locais.
Título:
OBRIGADO PELO RANGO, BROTHER.
Ilustração :
Um rato rindo, feliz da vida e um porco todo envergonhado.
Sub-título:
NÃO SEJA PORCO. NÃO JOGUE LIXO AQUÍ.
Assinatura do Anunciante ( as entidades populares, com uma pequeníssima verba do poder público, seriam partícipes - ui - da ação ).
Quem não gostar da sugestão, jogue no lixo. Desde que não seja na rua.
BRASIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIL

Prá completar o post abaixo: imaginemos uma pessoa das classes "menos favorecidas" tendo que comprar todos esses 11 remédios diários.
CARDÁPIO DIÁRIO

O blog ainda não conseguiu se normalizar, mas não é por falta de medicamentos.
Vamos lá.
6.00 horas
LAZONPRASOL - Proteção do aparelho digestivo
ALDACTONE - Vai no mesmo rumo do acima
BENERVA - Vitamina B
VENLAXIN - Anti depressivo
CAPOTEN - Pressão alta
NEUROTIN - Anti convulsivo, anagélsico
8.oo horas
HIDANTAL - Anti convulsivo
METADON - Analgésico
12.00
NEUROTIN - Anti convusilvo, analgésico
14.00 horas
CALTRATE - vitamina D e cálcio
PREXIGE - anti inflamatório, anagélsico
16.00 horas
METADON - analgésico
HIDANTAL - anti convulsivo
18.oo horas
AMYTRIL - anti depressivo, ansiolítico, analgésico
CAPOTEN - pressão alta
NEUROTIN - anti convulsivo, analgésico
20.00 horas
CALTRATE - vitamina, cálcio
24.00
HIDANTAL - anti convulsivo
NEURONTIN - anticonvulsivo, analgésico
METADON - analgésico
Mas não há o que lamentar. A memória tá ótima.
GRACIAS

Agradeço ao Mauro Bonna pelo registro do meu blog na coluna dele no Diário.

Saturday, February 10, 2007

VOLTANDO AO BATENTE

A partir de amanhã à tarde, domingo, volto a postar. Alguns títulos :
A HISTÓRIA NÃO TEM FIM
FRANKFURT É AQUÍ
PARÁ NEWS
FALTA TEXTO NESSE TEXTO
MARKETING DE LIXEIRA
EU ADORO VINHO E CERVEJA
BROCHAS, QUEBRADOS E FUMANTES
Nunca ví ninguém em blog chamar notícias do tipo "LEI AMANHÃ...". É o encontro do passado com o presente que não vai dar em futuro nenhum. Mas, que eu achei bonitinho, achei. Não percam. Se perderem, não vão perder nada.

Tuesday, February 06, 2007

LESÃO LEZÃO

Não tenho atualizado o blog porque uma lesão tem me deixado lezão. Aliás, várias lesões e um só lezão. Estou com osteopenia, uma doença um pouco menos dura que a osteoporose, que enfraquece os ossos e sai quebrando tudo a torto e a direita, muito mais a torto do que a direita. Tenho duas vertebras da coluna lombar fraturadas, a L2 e a L5, e o úmero do ombro que nada mais é do que a cabeça do bicho. Já tive um joelho luxado, mas entramos em campo,ouvimos as orientações do técnico e, com garra e disposição, vencemos a disputa. As lesões causam inflamação nos nervos que, por sua vez, fazem da dor o seu porta-voz, ou melhor, porta-grito. Isso tem me deixado lezão porque quero ver o caboco que consegue raciocinar com muita dor. A dor lhe tira de órbita. Tenho melhorado com medicamentos e bastante fisioterapia, mas é um vai e vem que deixa até os médicos lezões. Pra digitar com o úmero partido em quatro psrtes, é um parto. Como me aventurar na blogosfers tem sido um parto também, fico pensando como deve ser dolorido, pra mãe, parir gêmeos. Ainda mais que essas doenças de ossos atingem principalmente as mulheres. Dá pra entender? Eu, hein, mana.
PS: mais notícias médicas no decorrer da partida. Partida???????????

Thursday, February 01, 2007

DUAS DO BLOG

O relógio de postagem do blog está totalmente maluco. Vou resolver. O blog não aceitava comentários anônimos. Já resolví.
ERRO DO DIABO

Não é hoje a definição do Anjo no Big Brother, como escreví abaixo. É a do líder, segundo a Janaína, minha assessora especial para assuntos bigbrotherianos. O Líder, ao contrário do Anjo que escolhe um colega pra não ser cassado, ele tem o poder de cassar qualquer um, só usando o microfone. O processo de definição é o mesmo: uma prova onde o que vale é o talento e a sorte dos participantes. Pra resumir, o Líder cassa, o Anjo salva. Amém.
BLOGS DE BELÉM

Como agora sou blogueiro aprendiz, tenho bebido na fonte dos colegas mais experientes, o que me permite ousar um quadro inicial dos blogs de Belém. Como diário pessoal, tem muitos, até mais especializados, conforme a profissão de cada um. Sobre Arte, fotografia, poesia, cinema, balé, etc, também tem muitos. De turismo, alguns. Todos sofrendo de um mal: atualização inconstante. Em algumas áreas, as que mais me interessam de imediato, sou frequentador assíduo. Em política, o blog Quinta Emenda, do Juvêncio Arruda, o blogdobarata, do Augusto Barata e, recente, o blog do cjk. Em Teoria da Comunicação, o Huponemata, do Fábio Castro. Em Publicidade e Marketing, o Comunicação Militante, do Francisco Cavalcanti. Todos, sempre atuais. Ou seja, ainda tá escasso. Por isso, quem não atualiza, atualize, quem ainda não blogeia, blogueie, porque até os versos também mudam: quem não navegou na blogesfera, nem sequer sonhou.
DEFINIÇÕES

Hoje é um dia fundamental para os destinos de cada um. A escolha do Anjo no Big Brother. Como é uma prova competitiva, onde o talento e a sorte dos participantes definem os resultados, não se vai chamar ninguém de traíra. Que vai rolar preferência pessoal no processo, ah, isso vai, já que o Anjo tem o poder de escolher um dos colegas pra ficar imune, ou seja, não pode ser cassado. Com a licença do Tutty Vasques, isso a oposição não vê. Ô raça!
30 x 11

Esse foi o placar da eleição da Mesa Diretora da AL. O PT desunido se uniu e deu Juvenil. Resta agora saber se foi uma vitória de Pirro para o PT - só o tempo dirá - e qual vai ser a dos 11 que votaram contra a chapa do Governo, configurando a oposição. É bom lembrar que só sendo oposiçaõ consegue-se vencer a situação e virar situação mandando a atual situação pra oposição. Simples, né.