Thursday, May 31, 2007

MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO

A Academia Paraense Letras homenageou o mestre Aldebaro Cavaleiro de Macedo Klautau. Cadê a homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/Pará - minha irmã Angela Salles, meu sobrinho Eduardo Klautau ? Cadê a homenagem da Assembléia Legislativa, onde o corpo dele foi velado ? Italo Mácola, não tem um deputado que tenha memória ?
Papai faria 100 anos se vivo fosse. 100 anos sem Macondo.
Então, conto uma que, a partr de hoje, vou passar a contar desse maluco maravilhoso que tive a sorte de ser meu pai.
Ele acordava todos os dias cinco da manhã, preparava o café e levava pros filhos e filhas - seis mulheres, seis homens - . Uma xícara que era um convite.
Quem queria levantar, levantava e ia encontrar com ele na biblioteca - um espaço lindo, cercado de livros por todos os lados e pra mim, que era o menor, uma estante giratória, com os clássicos da literatura brasileira.
Ás vezes, não falavamos nada. Só líamos e escrevíamos, juntos.
Muitas vezes, perguntávamos : - pai, o que é isso ?
Ele, ou dizia a resposta, ou dizia a dúvida: - não sei, vou saber e amanhã lhe digo.
Amanhã, ele dizia.
Papai não admitia que os filhos chamassem ele de senhor : - o Senhor está no céu. Nós somos amigos na terra. É tu ou você.
Viva quem nos fez viver com a companhia da Judith que também tem muitas histórias pra contar.
O ME APARECEU

Certo ou errado, o ME - Movimento Estudantil - voltou à cena, com a ocupação da USP, com direito à capuz, cenas de guerrilha e outros mais que sempre fizeram do ME um protagonista da discussão do poder.
E sem líderes estrelas. Um dado novo.
Meu irmão Paulo Klautau foi diretor da UNE da gestão do Serra - morava no glorioso prédio do Flamengo - e sempre me disse que o Serra era brilhante. E ele está mostrando isso sem uso da violência contra o que foi a formação dele, o ME.
Esses meninos e meninas, ou melhor, meninas e meninos, que estão no poder hoje no Pará, saíram, em maioria, não dos sindicatos, dos movimentos populares, mas do ME.
O Serra revogou o decreto que deu origem ao movimento de ocupação da USP. O que o ME vai fazer agora, sem bandeira imediata ? Que tal um pouco de serenidade, atendendo aos apelos de Mao ou Lenin - há dúvidas sobre a autoria - "dar um passo atrás, pra poder dar dois à frente".
Bem vindo seja o ME.
ALVARÁ TRAZ CHAVEZ AO BRASIL

O prefeito de Campo Mourão, no Paraná, Nélson Tureck, do PMDB, mandou tirar do ar e lacrar as portas da TV Carajás, uma emissora local, com vasta programação regional, premiada nacionalmente por sua qualidade.
Motivo: a TV, segundo o prefeito, estava com o alvará de localização vencido.
E disse mais : "assim como mandei fechar o bar da esquina pela mesma razão. Não posso fazer diferença entre um televisão e um boteco. A lei tem que ser igual para todos".
O dono da TV, Adjaime Carvalho, que tem outras emissoras regionais na região ( regionais na região é importante ) diz que é perseguição política e que há dois anos pede a prefeitura que mande fiscais pra atualizar o alvará e ela nunca mandou.
"O prefeito não admite críticas", diz Adjaime.
Realmente, esse Brasil está sem lei : como é que fecham o boteco da esquina assim nem mais nem menos ?
A PUBLICIDADE DO GOVERNO

Acabei de dar uma repassada nos blogs e ví que um dos assuntos mais comentados é a publicidade do governo do Estado do Pará.
Nunca ví tanta barafunda em torno da questão. Democratização ? Não, esculhambação mesmo. Acho que o Juca tem razão quanto a Lady Murphy.
A Mendes foi a melhor agência pra atender o prefeito Coutinho Jorge, a Galvão foi a melhor agência pra atender o primeiro governo de Jader Barbalho, A Vanguarda foi a melhor agências pra atender os dois mandatos do Edmilson na PMB, a Griffo foi a melhor agência pra atender os dois governos do Almir Gabriel e do Simão Jatene.
Alguém duvida disso ?
As outras agências que participaram e ganharam as licitações, atenderam ao Governo e fizeram sua parte. Algumas, até, fazendo campanhas eleitorais contrárias à vencedora.
Mas, a principal agência é que tem maior identidade com a identidade do cliente. Até por isso, tem condições, sem mumunha nenhuma, de apresentar a melhor proposta na licitação. Porque sabe o que o cliente quer.
Então, faça-se a licitação e deixe-se de frescuras.
Vamos parar com essa besteira de Creative Commons, liberdade de expressão publicitária, inovações e modismos de quem sempre leu muito sobre os asuntos, mas nunca pegou os assuntos nas mãos pra mexer com um povo de seis milhões.
Se esse governo DS/PT/PMDB quisesse, tava tudo resolvido. Na primeira quinzena de janeiro abria a licitação e fim de abril, quando os contratos das cinco agências habilitadas tivesse vencido, já tinham as novas pra atender o novo governo.
Pronto.
Mas, Lady Murphy é Lady Murphy.

Sunday, May 27, 2007

O MUNDO TÁ PERDIDO

Meu Deus do Céu, o CJK informou que o Chico Buarque de Hollanda foi jogar futebol na casa do Zuleido Veras, na Bahia.
Salve Rainha, mãe de misericórdia. A vós bradamos os degredados filhos de Eva.

Saturday, May 26, 2007

TODO SENTIMENTO

prefiro não dormir
até se consumar
o tempo da gente
preciso conduzir
o tempo de te amar
te amando devagar
e urgentemente
pretendo descobrir
no último momento
o tempo que refaz
o que desfez
e recolhe todo o sentimento
e guarda no corpo
uma outra vez
prometo te querer
até o amor cair
doente, doente
prefiro então partir
a tempo de poder
a gente
se desvencilhar da gente
depois deste perder
te encontro, com certeza
talvez, num tempo de delicadeza
onde não diremos nada
nada aconteceu
apenas seguirei
como encantado
ao lado teu
LEIA PRIMEIRO A DE BAIXO

Acabou o espaço do texto. Pra acabar o post aí em baixo: o que é que vocês acham? Quem tem razão ? Liberdade de expressão ou expressão contra a liberdade?
O site Observatório da Imprensa tem um monte de opiniões contra e a favor dos dois lados.
Eu, sinceramente, estou confuso.
Mas, que a TV Globo da Venezuela acaba hoje á noite, acaba.
LULA FECHA A TV GLOBO

Pois é, imaginem essa notícia. O presidente da República não renova a concessão da maior emissora do país e dá um prazo pra que ela encerre suas transmissões: 23.59 deste domingo, 27 de maio.
Da novela Paraíso Tropical e de todas as outras novelas, ninguém vai saber o final. O Daniel fica com a Paula, o Antenor comedor vai comer quem mais, e o Jader que se apaixonou pela prostituta - regra quebrada - vai fazer o que da vida ?
Meu Deus, o Bonner e a Fátima Bernardes, como vão sustentar os trigêmeos ?
Uma tragédia.
Na Venezuela, é pura realidade. A RCTV, a Globo de lá, ou suspende suas transmissões a partir de 23.59 deste domingo ou os tanques do Exército que já estão lá na porta derrubam a torre, invadem o swuitcher e liquidam com as câmeras.
O governo Chavez diz que a emissora é contra os interesses do povo venezuelano e, como a concessão é do Estado, pode ou não ser renovada.
O Estado disse não. Legal e legítimo, do ponto de vista jurídico, não é CJK?
Tá na página da lei ( igual a do Brasil ). A RCTV diz que é perseguição política, apesar de reconhecer que na tentativa de golpe de estado contra Chavez - que não deu certo - ela não deu, durante dois dois dias, nenhuma voz, nenhuma imagem da resistência dos chavistas - que acabaram vencendo - contra o golpe, alegando que colocoria em perigo seus jornalistas se fossem às ruas em momentos tão perigosos.
RAINHA DA INGLATERRA

O Informe JB, do Jornal do Brasil, dá hoje uma nota sobre a saída, ou não, do Carlos Guedes, secretário de Planejamento e Orçamento do governo do Pará.
O título é "PT autofágico".
Em resumo, diz o seguinte: o PT está se comendo por dentro no Pará pela briga de tendências e fazendo vítimas, como o filho do deputado federal Paulo Rocha, que foi demitido da Coordenadoria de Comunicação Social.
Segundo o JB, Carlos Guedes pediu demissão mas pode ficar no cargo. Se ficar será uma rainha da Inglaterra, sem nenhum poder.
Que coisa! E o nome dele nem é Charles.

Labels:

CONSELHOS DE JADER

O deputado federal Jader Barbalho ligou pro senador Renan Calheiros, presidente do Senado, quarto na linha sucessória da Presidência da República, e acusado pela revista Veja de ter suas contas pessoais pagas pelo empreteira Mendes Jr. e deu conselhos.
Barbalho disse : - reaja e explique suas relações com a empreteira. Diga que sobre a filha que você teve com outra mulher, você só deve explicações à sua esposa. Isso tudo é interesse político, dentro do próprio governo pra lhe derrubar. Reaja.
Calheiros ficou mudo.
O MEDO MUDOU DE LADO

Na época da ditadura, a gente suava frio só de ver um carro da Polícia Federal passar ao lado. Era o bicho papão do que chamavam de esquerda.
Hoje, esquerda e direita estão sentadas ao mesmo lado do Parlamento ( quem diria, hein, senhores Robespierre, Marat, Danton ) mas quem sua frio quando um carro da Polícia Federal passa ao lado, não somos mais nós.
Quer dizer, pelos menos os que não se mudaram do lado, sem armas mas com a bagagem cheia.

Friday, May 25, 2007

NAVALHA NA CARNE

Neusa Suelí, prostituta, Vado, cafetão, Veludo, homossexual, se encontram num quarto de bordel.
Os tres disputam o poder e fazem alianças, uma vez com um, outra vez com outro, pra derrubar um ou outro, conforme o momento.
Tudo é possível nessa briga pelo poder no bordel.
Uma certa hora, Neusa Suelí pergunta: "será que somos gente?"
Navalha na Carne, peça de Plínio Marcos.

Thursday, May 24, 2007

ESPAÇOS DE ESPERANÇA

Acabei de ver o programa dos Democratas na TV.
O recente antiguo PFL.
Muito bem feito como formato com os novos Democratas. Mas, com um texto tão antiguo quanto o antiguo PFL.
A questão mais importante, pra nós paraenses, é a Valéria Pires Franco - cada vez mais só Valéria - como âncora do programa.
Ninguém escolhe alguém como âncora de um programa nacional se esse alguém nao tiver competência pra ser âncora de um programa nacional.
Só que a Valéria é uma política. A âncora dela vai muito além de um programa de TV. Ou seja, comanda um programa político sabendo que um político tem que ter programa.
A Valéria sabe o que faz. E isso é bom.
Como ela disse no programa, existem espaços de esperança.
Ela tem que ser maior que o partido. Tomara.
PequeTitas

@@@@ quando o PT começa a falar que não existem divergências e só debates de opiniões, pode acreditar: a coisa é muito maior do que só divergências.
@@@@ o ministro da Saúde lançou hoje uma campanha contra o uso do álccol, bebível não injetável. Aí, resta a pergunta : o que é que a síndrome de abstinência do Lula vai fazer com esse país ?
@@@@ o Walter Jr. experimentou e fui atrás da Perereca da Vizinha, o blog. Lá, é reproduzido um texto do também blogueiro Eduardo Lauande, com o título : " A excelente dialética de Mocajuba". É o melhor programa de governo que já ví.
@@@@ vai pra casa, Carlos Guedes.

Wednesday, May 23, 2007

NOVAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL

Duas novas operações da Polícia Federal estão sendo desencadeadas e vão causar o maior escândalo nacional, até porque atendem aos desejos da maioria da população brasileira.
Já tem até nomes : "Tapa na Pantera" é uma. A outra é "Vai tomar no c.".
São inspiradas em dois dos maiores sucessos na Internet hoje. Só no Youtube cada um já recebeu mais de um milhão de acesso.
Aguardem.

Tuesday, May 22, 2007

NOVOS NOMES NO FIO DA NAVALHA

Ví no Jornal Nacional, da Globo, que a Polícia Federal entregou a Justiça uma nova lista com mais 20 nomes da Operação Navalha, todos com foro privilegiado. Ou seja, gente de peso. Fui procurar, em busca de mais informmações, nos sites do Globo, da Folha, do Estadão, da Veja e nos blogs no Noblat e dos Josias e não encontrei nenuma palavra sobre o assunto. E olhem que já é uma da manhã. Internet é informação imediata, é ?

Sunday, May 20, 2007

DESCULPEM A FALHA

Juca, Val-André, o que é o IPEA, hein? Quem são os donos, o que ele já fez, quem está bancando a pesquisa sobre a divisão do Pará ? Eu realmente nã sei.

Friday, May 18, 2007

SILVIA PESSOA, JOANA RANDEL

Me desculpem a ignorância, mas se essas senhoras passarem na minha frente, nunca vou saber quem são.
Só que elas estão sendo tão faladas e comentadas que me despertou a curiosidade: quem são ?
HANGAR: UM CASO DE POLÍCIA

Foi inaugurado ontem o Hangar, Centro de Convêncoes e Feiras da Amazônia. O anúncio publicado pelo Diário - meia página dupla - diz que é a "Amazônia de portas sbertas para o mundo".
Bota uma foto da maquete, com tanto piloto de helicópetro bom - e afirma que "aqui o tapete vermelho é verde".
Só esquece de mencionar Simão Jatene, Almir Gabriel e Paulo Chaves como idealizadores e executores do projeto.
Isso fere o direito de propriedade intelectual, então deveria ser publicado no caderno de Polícia.
PS : qual foi a agência de pubiclidade que fez a campanha e qual foi a agência de publicidade que não fez, mas autorizou ?

Thursday, May 17, 2007

METIDO A BESTA

Como diz minha filha Luana, estou extrapolando. Tudo bem.
Minha prima Nélia Ruffeil, nunca mais tinha lhe visto e estou lhe vendo na TV Liberal. Você está linda.
Meu amigo Carlos Ferreira, tira esse paletó e essa gravata e bota uma camisa polo, uma camisa jeans por cima que você vai ganhar mais crediblidade que já tem.
Jornalista de esportes na hora do almoço vestido de advogado, não dá.
A MATEMÁTICA DOS CUSTOS

- Vovô, coptero, liga.
Meu neto Daví, de dois anos, tem um helicoptero de brinquedo que ele adora e faz um barulho assim: zzzuuuuummmmm, zzzzuuuuummmmm, zzzzuuuuuummmmm.
É altamente irritante, mas o que eu posso fazer se fui eu quem dei. Eu ligo e aguento o barulho.
Então, quem deu o helicoptero e ligou, que aguente o barulho.
Agora, pelo amor de Deus, a Ana Júlia não se manca? É muita bobagem, uma atrás da outra. Esse convênio com o Aero Clube pra formar pilotos de "copteros" que nem existem, com o namorado dela sendo beneficiado, é demais.
Não tem ninguém pra dizer pressa moça que ela está fazendo besteira ?
Ou é uma brilhante estratégia de marketing inspirada no Chacrinha com o lema: eu vim pra confudir, não pra explicar ?
O que me irrita mais é ver pessoas como a Verinha, Vera Tavares - Secretária de Defesa e Segurança Pública do Estado do Pará - competente, séria e honrada, do que eu tenho absoluta certeza, assinar notas oficiais nos jornais pra explicar porque a governadora fez a matemática dos custos e resolveu que o namorado dela é bambambam nos assuntos aéreos.
Ei, Ana, começa a governar.

Wednesday, May 16, 2007

PERGUNTA SIMPLES

Não foi nem meia hora nem a vida inteira que me fizeram parar de escrever.
Então, lá vai.
Por que o grupo Yamada, com pessoas competentíssimas e brilhantes como o Hiroshi e o Fernando, que eu conheço - deve ter mais gente do tope deles que eu não conheço - não abrem um jornal e começam a criar um grupo de comunicação no Pará, já que eles mesmos estão sentindo a barra, talvez aliados a outros empresários, pensando numa nova maneira de ter lucro: a informação.
O Otávio Frias de Oliveira, dono da Folha de S.Paulo, morto recentemente, dizia : -" não sou um jornalista, sou um empresário e meu negócio é vender informação. E a melhor qualidade do meu produto é a credibilidade. Assim é que vou ganhar dinheiro:".

Tuesday, May 15, 2007

VIVA EU

Vou parar de escrever algum tempo - pode ser até meia hora ou a vida inteira - em busca da minha sanidade mental que está me fugindo. Quero deixar uma pergunta no ar ( nem tudo que é sólido) : o que o Almir Gabriel e o Simão Jatene roubaram do povo? Na minha opinião, nada. Viva eles.
CONTIDO A BALA

O Paulo Fonteles era um lindo.
Na época em que os comunistas eram feios, mau humorados e tristes, o Paulo era bonito, bem humorado e alegre.
Ele era feliz por ser comunista.
Por que tô falando nisso ? Tô relendo o livro do grande Mak, Luís Maklouf Carvalho, "Contido a bala " sobre a vida do Paulo.
Os dois foram, e são, grandes amigos da minha vida - mais o Mak do que o Paulo, pela maior convivência com o Mak.
No movimento estudantil do Pará, recriado principalmente pelo Paulo e onde fui um coadjuvante, divergimos em alguns momentos. Ele estava certo.
O Paulo, o Mak, o Humberto Cunha, Paulo Roberto Fereira, Bira Barbosa e mais muita gente, defendiam a bandeira das liberdades democráticas e nós - um grupinho burguês mas honesto nos ideais - formado pelo José Otávio Pires, Egídio Salles Filho, Léa Klautau Martins, Nize Jinkings, e mais muita gente, liderados pelo André Barreto, defendíamos a reforma do ensino.
Apesar das discordâncias, caminhavamos juntos e ganhamos todas as eleições do ME, onde hoje, graças a esse trabalho do Paulo Fonteles, principalmente, estão as moças e os moços do poder no governo estadual.
Um dia, eu diretor da TV Cultura, entra na minha sala o Gerson Nogueira, editor-chefe do jornalismo e me diz: - mataram o Paulo Fonteles.
Chorei uns cinco minutos e disse pro Gerson: vamos trabalhar.
Fizemos uma belíssima - até a morte é bela - reportagem, que acabava assim, com a música:
"Sonhar mais um sonho impossível...."
VIVA A CRÍTICA

Recebí um comentário do Fabrício Mattos ao post "Censura do Doutor" que só não coloco aquí na ribalta, como diz o Juca, por não saber como fazer isso - santa ignorância.
Vamos a alguns pontos. Em todo lugar por onde passei profissionalmente, nunca cultivei a cultura do só açaí, tacacá, maniçoba e cupuaçú, apesar de adorar todos eles.
Sempre fui contra essa idéia de que só o que é nosso é que presta.
Sempre fui a favor de que as culturas começam no pedaço: na casa, na rua, no bairro, na cidade, no pedaço onde o imaginário se instala. E é da união da realidade e do imaginário que as culturas se formam. Viram vida. E correm mundos.
Sou totalmente a favor dos mestrados, doutorados e outros ados. Se não fosse a Universidade ( com U maiúsculo ) eu seria mais medíocre do que sou.
A Europa é linda, principalmente Veneza e Insbruk, e o planeta é uma lição.
Voltando à vaca fria, acho que o Fábio Castro não entende porra nenhuma do trabalho que mandaram ele fazer. É um esnobe. A Regina Lima é uma pessoa com os pés no chão. Nem sei o que ela anda fazendo por lá na Funtelpa. Mas, confio nela. Ela tem preocupação social. O Fábio não tem nenhuma. Quer ser aplaudido.
Mais uma : recusar o Paulo Chaves como professor de uma Universidade é o cúmulo dos cúmulos da insensatez, da ignorância, do stalinismo e qualquer outra palavra que quiserem usar que pode ser resumida numa só : burrice.
O cara é genial e uma turminha de professores (as) do Departamento de Arquitetura dá as costas pra genialidade só porque queriam ser iguais a ele e não tem competência pra isso ?
Faça-me o favor, Belém do Pará.
Enfim, Fabrício, compareça sempre e saiba que você tem razão numa parte do seu texto : "percebo que ele nem sabe ao certo o que está fazendo".
Ainda bem.

Monday, May 14, 2007

CENSURA DO DOUTOR

É só pra encher o saco, mas enchamos.
O blog do doutor Fábio Castro, atual Coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado do Pará e que se diz futuro Secretário de Comunicação Social do Governo do Estado do Pará - ou seja, bosta nenhuma - continua sem atualização desde o dia 15 de março e não permite mais comentários.
Se um cara que diz que, como autoridade, (ôtoridade, melhor) pretende fazer a inclusão digital no Estado exclui de qualquer um o seu próprio blog, o que ele vai fazer com o blog da gente ?
Pra resumir e encerrar: o Fábio é um intelectual de boa formação, estudioso, refinado, um cara sério até onde sei, mas que não tem nada a ver com as culturas amazônicas e nem gosta delas. Já lí alguns escritos deles e são todos europeus, colonialistas.
Boa sorte pro Fábio e pro povo que vai viver as regras dele.
PEBLE RUDE

Meu amigo Vic Pires Franco. Lí seu comentário no Quinta Emenda e pensei : por que não lideras, como deputado federal, um grande movimento a favor da informação para a "peble rude" como chamas ? A nossa imprensa, falada, escrita ou vista, não existe mesmo.
Um ou outro profissional emplaca matérias sérias, importantes, mas que, geralmente, são lidas só por quem está interessado em aquecimento global e outros assuntos que cansam os dedos ( obrigado,hein).
Os Ministérios Públicos, os Tribunais de Contas, as Câmaras municipais, a Assembléia Legistiva, os deputados federais, os senadores, os Tribunais de Justiça, a Polícia Federal, pra ficar por aí, quem são, o que fazem pela plebe rude?
Meus dedos cansaram.
AS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM

O PSDB, no Pará, só perde as eleições municipais no ano que vem, se for absolutamente incompetente. Se for, pra que ganhar eleição ?

Sunday, May 13, 2007

OCA - ORDEM DO COMENTADOR ANÔNIMO

Um comentador anônimo escreveu hoje num post meu (meu penne ficou duro..) uma delícia de texto. E aí pensei : por que não criar a Ordem do Comentador Anônimo, OCA para o povo em geral.
Tem muito Comendador conhecido, por que não Comentador anônimo ?
Aí, ( adoro o aí ) seria assim : uma vez por ano, os blogueiros que seriam escolhidos na surdina, se reuniriam em qualquer lugar que ningém soubesse e, de posse de seus comentários anônimos, escolheriam o Comentador Anônimo do Ano.
Feita a escolha, armaríasse a festa, (gostaram do armaríasse) em local incerto e não sabido.
Daí pra frente, como tudo é anônimo, ninguém sabe onde isso vai dar.
Por mim, público e notório, mas que também sei ficar anônimo, está instituída a OCA - Ordem do Comentador Anônimo.
MEU PENNE FICOU DURO E EU NÃO GOSTEI

Acabei de tentar comer um penne a bolognessa (hum) do la traviata - merece as letras minúsculas - comprado na loja de conveniência da Gentil com Alcindo Cacela - as ruas merecem as maiscúlas- . Não conseguí. Era muito penne duro. Nunca mais compro um congelado do la traviata.
E viva a Internet, que mesmo você só tente comer, vomita na hora.
YAMADA E MAIORANA OU MAIORANA E YAMADA

Essa briga entre os grupos Yamada e Maiorana ou Maiorana e Yamada está chegando à boca do povo.
Minha secretária doméstica me perguntou ontem porque não tinha anúncio da Yamada nem na Tv e nem no jornal Liberal ( minha secretéria doméstica trabalha comigo há 15 anos e todos os dias discutimos os assuntos da mídia).
Eu disse : dona Bete, como é que a senhora sabe disso?
Ela disse : porque eu vejo e leio.
Pois é, faça-se justiça : na mídia, o único que está tratando do assunto é o blog do Barata. Ninguém mais fala uma palavra.
É briga de cachorro grande.
Donde vai dar ? O maior grupo empresarial do Pará e o maior grupo de comunicação do Pará entraram em rota de colisão.
Quem vai se machucar ?
VIVA A VITORIA

Viva o Felipe Massa. Viva o Brasil. Viva um povo que merece vencer.
A HERANÇA TUCANA E O PT

Lí na coluna tutti qui ( que nome horrível ) do Liberal que o atual governo está com uma campanha publicitária exaltando o Mangal das Garças, dizendo que o borboletário é uma maravilha e o maior da América Latina. Que coisa, né, há seis meses, antes das eleições, pra eles era dinheiro jogado fora.
Aí fico pensando, eu sem meus botões que atualmente só uso camiseta: agora que são governo, o que vão dizer do novo Aeroporto de Belém, da nova Júlio César, da rodovia Transmangueirão ( onde a governadora vai morar ), da avenida Independência, do Palácio da Justiça, do Parque Residência, da Estação das Docas, do complexo Feliz Luzitânia ( que deve ser nuito complexo presse pessoal ) com o inacreditável Museu de Artes Sacras, um dos mais bonitos museus do mundo na opinião desse pouco viajante que vos escreve mas que onde foi, foi aos museus, o Forte do Presépio, a Casa das Onze Janelas, o Mangal das Garças, o São José Liberto - liberto de tantas prisões - e, agora o Hangar Centro de Convenções da Amazônia que a governadora do Estado e o Presidente da República vão inaugurar como se fosse deles sem ter colocado um puto lá.
E mais : com a burrice de recusar a oferta do Paulo Chaves de supervisionar o fim das obras, sem cobrar nada por isso.
Só citei obras de recuperação da nossa memória. E memória, o PT não tem e no rumo da história, vai acabar sendo só uma citação breve.

Labels:

Saturday, May 12, 2007

KILLER SEM SERIAL

Acabei de abrir o blog do Mauro Neto - que está ficando bem melhor, mas acho que ele precisa recorrer a dona Emília só em casos especiais, se não fica chato- e lí o comentário do meu grande companheiro de trabalho, Emanoel Villaça, consultor de comunicação da Polícia Civil, sobre o trato dado pela polícia aos casos dos irmãos Novelino e dos meninos mortos na Ceasa.
Tres observações, Villaça.
A gente nunca lamenta discordar. Discorda, e pronto.
A história do serial killer é fantasiosa. Dois assassinatos não configuram uma série. O livro da Ilana-acho que é isso- Casoy, contratada por vocês, diz isso.
Nós, como jornalistas,sabemos que o caso dos irmãos Novelino dá muito mais ibope, chamemos assim, do que os dos meninos da Ceasa. Se estivessemos nas redações, estaríamos fazendo o mesmo, assim como a polícia.
Nem a polícia, nem os jornalistas, estão errados. Errados são os criminosos.
PS: Mauro, minhas flores pra Dona Emília. Villaça, precisamos escrever nossas histórias juntos, com a participação total da Regina Alves.
PERGUNTA RAPIDINHA

Quem escreve melhor sobre o Jader Barbalho: o Lúcio Flávio Pinto ou a Ana Célia Pinheiro ?
BENÇÃO

Meu nome é Afonso de Ligório Dias Klautau. São 10.30 deste sábado, 12 de maio. Estou vendo a TV Nazaré que está direto da Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, São Paulo.
Uma de minhas filhas está lá, por vontade própria, há tres meses. Um dia, ela chegou e me disse: pai, quero recuperar minha vida, chega. O meu filho, irmão mais velho dela, que é altamente participante do Movimento Folcolare, em São Paulo, conseguiu que ela fosse acolhida na Fazenda Esperança, onde o Papa Bento XVI, agorinha, agorinha, foi visitá-la.
Sou ateu. Não consiguo acreditar em Deus.
Meu pai, Aldebaro Cavaleiro de Macedo Klautau, foi um grande líder católico e é a minha melhor referência de vida. Adoro aquele cara.
Minha ex-esposa e mãe dos nossos tres filhos, são extremamante católicos. Não só de ir a missa aos domingos, mas participantes cotidianos da fé deles.
Eu não sei o que aconteceu.
Mas, eles estão felizes. E todos nós, cada um na sua fé ou falta de fé, prosseguimos na vida e na esperança, nos amando muito.
Viva Deus, então.

Friday, May 11, 2007

CADÊ A GRANA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ?

O Ministério Público é hoje a instituição mais falada do Brasil. O Ministério Público denunciou isso e aquilo, fez e aconteceu. Já tem até redução do nome : MP .
Notícias na mídia todo dia. Todo dia mesmo. Prende e arrebenta, quando entra o MP, a coisa é séria, isso vai dar cagada.
Claro que eu sei o que é o Ministério Público porque faço parte de uma elite privilegiada. Quando converso com as pessoas que não pertencem à essa elite, elas dizem : - viu, doutor, até o Ministério Público já entrou na parada. Eu pergunto : o que é o Ministério Público ? A pessoa com quem estou conversando, diz : - não sei não, mas isso vai dar confusão.
Ok, concordo que o MP - viu ? - é hoje uma das instituições mais importantes do país. Em termos de conhecimento do que ele faz, quem sabe: a mídia, os privilegiados e, principalmente,os honrados poderosos de ser um membro desse clube.
Pergunto, então: o MP (viu?) não tem uma graninha pra fazer uma campanha de mídia e tentar dizer ao povo o que ele faz ?
CHICO FERREIRA É LOUCO ?

O Chico Ferreira foi preso na clínica do dr. Mário Machado que deu um laudo dizendo que ele não podia ser preso porque era um suicida em potencial. Ele estava pagando. Vocês sabem o que é a clínica do Mário Machado ? Se eu fosse da polícia e pagasse a conta da clínica, deixava o Chico Ferreira lá por uns dez dias que ele contava o que quem perguntasse queria saber. Com laudo.
DEVIA IR PRA PRIMEIRA

Belíssima a foto de Evelson de Freitas na capa do caderno Poder do Liberal. Devia ir pra primeira página.
COMUNICAÇÃO E POLÍTICOS

Os políticos só pensam na questão da Comunicação às vesperas das eleições. Já ouví, recentemente, de um deputado amigo meu, quando lhe sugerí que criasse uma assessoria de comunicação desde já - que não seria eu - a seguinte respostas : "com minha verba de gabinete, eu tenho, primeiramente, que alojar meus cabos eleitorais".
Quanta bobagem.
Um dos motivos da derrota do meu querido Almir Gabriel - que pena para o Pará ele não ter sido eleito - foi a falha no sistema da Comunicação, do qual eu fazia parte.
Hoje, o que se vê ? O atual Governo brinca com a questão que tem sido o principal motivo de desgaste em sua imagem.
A oposição - que na verdade não existe - nem quer falar sobre o assunto, quanto mais pensar seriamente.
Os dois , situação e oposição, estão sendo, no mínimo, atrasados na era da Informação.
Pra não dizer......o que ?

Wednesday, May 09, 2007

CHICO LUXEMBURGO
Wandeley Luxemburgo, ténico campeão paulista pelo Santos, afirmou que não é sócio de Chico Ferreira em nada. O técnico é apontado como sócio do ex-empresário em uma fazenda, em Tucuruí, uma ilha,em Salinas, um time de futebol, em Tucuruí, e uma fundação, em Parauapebas. Luxemburgo disse ao blog do Juca Kfouri "que abandona o futebol caso seja provado contra ele".

NEM UM, NEM OUTRO
Pedindo empréstimo do mote do Quinta Emenda, não é verdade que vão construir o "Juju Móvel" e o "Dudu Móvel".

Sunday, May 06, 2007

GOOOOOOOOLLLLL.

Nove minutos do primeiro tempo: Remo, um a zero. Vou dar uma dormida e acordar campeão.
VIVA O PT

Em mais de 4 meses de governo do PT, o que se discute ?
o1 - o convênio Funtelpa/TV Liberal;
02 - as confusões e trapalhadas na Coordenadoria de Comunicação Social;
03 - o nepotismo da governadora Carepa e a relação com seus ex-maridos;
04 - a mudança da governadora pro Cristalville;
05 - a atitude da governadora ao receber o presidente da CBF;
06 - o jatinho dos Maiorana que a governadora usa;
07 - o tratamento que a imprensa nacional vem dedicando à governadora;
08 - a manicure e a cabelereira da governadora;
09 - as viagens internacionais inexplicáveis dos secretários;
10 - a importância da Joana Pessoa no governo;
11 - a briga da governadora com o vice-governador;
12 - a dengue do Dudu;
13 - o Dudu dá dengue ( com acento mesmo ).
Eles estão sendo competentes fazendo com que assuntos pequenos ocupem o espaço de questões maiores. Ok, então, como vai indo o PAC, que aquí no Pará empacou, por que o nível de insegurança, e a sensação também, aumenta cada vez mais, cadê os hospitais regionais que estão prontos mas não funcionam, o funcionalismo público tão querido dos petistas vai receber aumento ou não, o que se está fazendo por nossas estradas, pela educação e pela geração de emprego e renda, qual vai ser o resultado prático desse tal de PTp, até quando vai durar essa aliança PT/PDMB, o que o Jader realmente manda no governo, o que já foi feito de concreto até agora pelo governo PT/PMDB, onde está a oposição.
Os caras e as caras são sábios em mudar de assunto. Nós é que não estamos vendo.

Saturday, May 05, 2007

"EU GOSTO DO JADER"

Tá na hora de alguém comentar o imperdível Jornal Personalíssimo do Lúcio Flávio Pinto.
MANCHETES DA TERRA

Bela ( no sentido de competente ) a manchete de domingo do Liberal. "Irmãos foram avalistas da própria morte". Diz mais que uma matéria de uma página. Deve ser obra do PS.
Fraquíssima, meu querido Gerson, a manchete do Diário. "Remo a um passo do título". É a redundância de uma vitória anunciada. (acabei de cometer outra redundância. Também, com essa palavra.........)
GERSON PERES

Ví agora o Gerson Peres falando do partido dele. Ou melhor, falando dele, o deputado.
Se eu soubesse quem foi o redator e o diretor dessa peça - que eu acho que sei, meu amigo Zé Paulo - estaria envergonhado e diria pro deputado : - ei, deputado, o senhor fala essa mesma coisa há tanto tempo. Se o senhor não tem nada novo pra falar, posso dar uma sugestão?
Aí, dê, Zé, vai ser melhor do que essa bosta que ele cagando há anos.
Desculpem a linguagem chula.
VIDA E MORTE

A gente tem que aprender a conviver com a morte se não a gente não vive.
Vai com Deus, cara, ou com qualquer coisa que te faça feliz.
Como o teu vô dizia,na simplicidade dele de pedir justiça: Paz em Cristo.
BRINCANDO COM A DOR

A gente tem que brincar pra enfrentar a dor.
COACHING DE WALTER BANDEIRA

Acabei de ver uma entrevista do secretário Charles Jonhson na TV Liberal. Nunca tinha visto ele falando. Ele fala fino. Muito fino. Como é que ele vai dialogar com o funcionalismo público com aquela voz ? Sugiro aulas com o Walter Bandeira pra ele aprender a falar mais grosso.

Thursday, May 03, 2007

ACELERA, AYRTON

VT produzido por nós em homenagem a Ayrton Senna, morto em 01 de maio de 1994.

Wednesday, May 02, 2007

NINGUÉM NESTE MUNDO É MAIOR DO QUE EU

"Sinto-me grande, imensamente grande, dentro dessa beca. Ninguém, nesse mundo, maior do que eu dentro dela. Não por merecimento pessoal. Jamais por virtude própria. Vestido dessa beca, estou armado defensor da Lei. Como defensor da Lei, sou sacerdote do Direito. Como sacerdote do Direito, sou guarda da Justiça. Como guarda da Justiça, sou arauto da Verdade. Como arauto da Verdade, aproximo-me intimamente de Deus, que é a fonte única, imanente e eterna da Verdade. Por isso, dentro dessa beca, ninguém, neste mundo, maior do que eu!"
Aldebaro Cavaleiro de Macedo Klautau
----------------------------------------------------------------------------------
Discurso de Aldebaro Cavaleiro de Macedo Klautau, no Teatro da Paz, em 1952, no cinquentenário da Faculdade de Direito do Pará.
Hoje, 02 de maio, se corporalmente estivesse vivo, faria 100 anos. Mas, vivo ele está nos corações e mentes de seus familiares, amigos, alunos e de quem mais se lembra desse homem notável.
Obrigado por ser seu filho. Benção, pai.
TÔ FRACO

Acabei de falar com um grande amigo que me disse estar se sentindo fraco, impotente, sem saber o que fazer. E me disse mais: - a nossa pequenez está enorme.
SEM COMENTÁRIOS

Ou estou cego, ou minha Internet está com problemas, ou o Fábio Castro, novo chefe da comunicação do governo do Pará retirou os comentários do blog dele. Vão lá e me digam qual a alternativa correta. Ninguém mais pode comentar o que o suposto doutor diz. Falou, tá falado e pronto. Comunicação popular. O endereço é hupomnemata.blogspot.com E o objetivo do blog é, segundo o suposto doutor, "construir um saber fragmentário, fazendo da memória de um logos estilhaçado" . Vão logo, por favor, que a memória do logos estilhaçado dele pode desfragmentar o saber, e voltar com os comentários.
PEQUENAS PERGUNTAS MUDAS

01 - O blog Quinta Emenda postou dos dias antes do sumiço dos irmãos Novelino uma nota com o título "Outra Bomba", afirmando que não era verdade que os postos do deputado Alessandro Novelino estariam fornecendo combustível para o Congresso Nacional. O que isso queria dizer, Juca ?
02 - A nota em protesto pela demissão dos jornalistas da Coordenação de Comunicação Social do Governo do Pará, assinada pelo Coletivo de Trabalhadores da área Comunicação filiados e/ou simpatizantes do PT, nem diz o que é esse Coletivo que nunca ninguém ouviu falar. Por que os prossionais não assinam com seus nomes ?
03 - A agência de propaganda Double M, que está há anos no mercado, com qualidade em suas peças, está sendo satanizada na área da Comunicação. Eu nem conheço os donos, mas vai a pergunta muda: por que isso?
04 - Por que o atual governo do Estado usa abusadamente do número 13 em suas propostas ? São 13 os compromissos de Ana Júlia, 13 os objetivos da Comunicação e 113 os dias pensados para comemorar o novo governo. Tá tudo no site da Agência Pará. Isso não fere a legislação ?
05 - Onde o Paulo Cal vai meter o bondinho ?
06 - Por que o Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Pará recusou o Paulo Chaves como professor do curso? Isso não é muita burrice ?
07 - Será que o Ari vai deixar a bolsa no chão de novo pro Landu chutar?
08 - Será que o Pará tem condições de ser uma das sedes da Copa do Mundo ?
09 - Onde está a oposição ?