Wednesday, October 31, 2007

O CASO NOVELINO , A MÍDIA IMPRESSA DE SANTARÉM E UM BLOG

O blog Quinta Emenda informou que o jornal O Estado do Tapajós publicou que o advogado Sábato Rosseti e o promotor Paulo Godinho tiveram uma áspera conversa telefônica porque o promotor deu uma entrevista dizendo que um cliente do advogado foi acusado de ser um dos mandantes do assassinato dos irmãos Novelino, no depoimento prestado a ele, promotor, pelo réu confesso, Sebastião Cardias.
O advogado não gostou porque achou que o promotor extrapolou: tinha que ter um juiz no depoimento. O advogado ligou pro promotor e foi o maior o pé de pica, como informam, não nessa linguagem pois eles são finos, o Quinta Ementa e O Estado do Tapajós.
O advogado vai entrar entrar na Justiça contra o promotor e este um promete não dar mais entrevistas.
Agora, eu pergunto: como anda o comércio do ouro negro, do petróleo, do diesel, da gasolina, em Itaituba, e nas áreas afins ? O que isso tem a ver com tudo isso?

Monday, October 29, 2007

A HISTÓRIA UM

Jornal O Estado do Pará.
O repórter Carlos Mendes escreve uma matéria sobre conflito de terras.
O general de plantão - não lembro o nome dele - pede a cabeça do repórter pro Iravaldyr Rocha - superintendente do jornal.
O Ira me chama, eu, Afonso Klautau, diretor de redação do jornal, manda que eu demita o Mendes, eu me recuso ( lembram, Jaime Belacquia, Raimundo José Pinto, entre outros )o Ira me demite e o secretário de redação, Orly Bezerra assume, numa combinação pra não haver mais conflitos.
História.

Saturday, October 27, 2007

O CASO NOVELINO E A MÍDIA IMPRESSA DE BELÉM

Acho que o Liberal e o Diário estão de combinação: tem de ler os dois pra entender alguma coisa sobre o caso. Ou, não entender nada.
O Diário dá em manchete que "Morte de acusados vale 200 mil", afirmação feita pela defensora pública Marilda Cantal, advogada de Sebastião Cardias, uma das seis cabeças que, segundo o Diário, valem 200 paus cada.
O Libereal nem cita o assunto da manchete do Diário e dá em chamada na primeira que "Promotor vira suspeito por vazar informação", acrescentando que o advogado Sábato Rosseti, em nome de um cliente,quer saber, na Justiça, por que o Promotor escolheu dois nomes pra divulgar entre tantos citados e por que não tinha nenhum juiz presente no depoimento de Sebastião Cardias.
O Diário nem cita o assunto. Tão de combinação.

O CASO NOVELINO, A MÍDIA IMPRESSA DE BELÉM E SEIS ACUSADOS Á PROCURA DE VÁRIOS AUTORES

Então, vamos unir aqui alhos e bugalhos pra aliviar o leitor do blog.
ACUSADOS
Sebastião Cardias - agora, diz que só matou um dos irmãos
Chico Ferreira - o empresário amigo de todos
Luiz Araújo - quem casa, quer casa
Sebastião Marroquim - não sei direito quem é esse
Janjão Figueiredo - o piloto dos corpos
Negão de Jesus - o desmontador de carros
MARCADOS PARA MORRER
Os irmãos Novelino - que Deus dê paz à sua família
Paulo Rocha - deputado federal
Waldyr Ganzer - secretário estadual de Transportes
Sandra Leite - presidente do Iasep
Darcy Lermen - prefeito de Parauapebas
SUPOSTOS MANDANTES
Marcelo Gabriel - empresário
Carlos Ettinger - empresário
BOQUIRROTOS
Paulo Godinho - promotor de Justiça
Marilda Cantal - defensora pública ( ninguém paga um advogado pro Cardias?)
SABEM TUDO E NÃO FALAM NADA ( conhecem o depoimento do Cardias que detonou tudo isso )
Roberto Lauria - assistente de acusação
O digitador sem nome ( o homem é ele, ele é o homem )
JUIZ
Raimundo Moisés Flexa - só acompanha os novos fatos pelos jornais. Ou seja, não sabe de nada.
JÚRI POPULAR ( sem os novos fatos )
19, 20 e 21 de novembro.
VEREDICTO
Só de te digo, vai.......

Friday, October 26, 2007

A FUNTELPA - TV E RÁDIO CULTURA

Fico de banda, de banda, de lado,pra dançar esse carimbó.
A Funtelpa é parte da minha vida.
Voltei de São Paulo onde fiz o Mestrado em Ciências da Comunicação na USP e era o editor-chefe nacional do SBT, a convite do governador eleito Hélio Gueiros, pra inventar a TV Cultura do Pará, junto com Francisco César, Ronald Pastor e Regina Alves.
Todo mundo em SP me chamou de doido. Fiz justiça a eles. Inventamos.
Hoje, vejo a Funtelpa no meio do furacão. Gente que eu gosto esculhamba ou defende o que está acontecendo por lá.
Dois pontos são colocados. 1: a questão do emprego. 2: a questão da criação.
A questão do emprego - celetistas, concursados, temporários - é barra pesada.
Durante 4 anos como diretor da TV Cultura e 2 anos e meio como presidente da Funtelpa, só conseguí quebrar o galho do pessoal pra ganhar melhor. Não resolvemos a questão. Empurramos pra frente.
O pepino tá na mão da Rê, que pode ser acusada de tudo, menos de ser Bacana.
É uma pessoa séria, sofrendo pressões de todos os lados, tipo o carimbó.
A questão de criação, é outra história, com h mesmo. E que passa pelo PT, o partido menos criativo que já ví na minha vida nesse tipo de solução.
Aí, é uma conversa longa que, sugiro, deveria ser aberta ao debate.
Que tal, a velha história de abrir ao debate?
A TV QUE NINGUÉM VÊ E NEM NUNCA VAI VER

A TV Pública do Lula ganhou uma emenda provisória pra pagar os velhos jornalistas que ainda tem sonhos stanilistas.
Não tem o menor sentido, não tem a menor função, a não ser um cabide de empregos pra que jornalistas e radialistas ganhem seu pão munidos de um discurso de que estão trabalhando pelo público.
Mentira. Cada um trabalha pelo seu bolso e a prova disso é que o primeiro "grande problema" da nova repartição pública é garantir o emprego dos funcionários da "velha" repartição.
Quem quiser acompanhar esse novo assalto ao bolso e às mentes da gente indico os sites do "observatório da imprensa" e do "comunique-se".
Tudo comandado por pessoas que a gente achava sérias.
Esse PT pensa que pensa mas não pensa.
Aqui no Pará, estão criando a Secretraria de Comunicação Social, um novo cabidão de empregos e mentes pra que os releases saiam nas páginas escondidas e as notas nas colunas sejam festejadas nos bares como :"fui eu quem plantei".
Resumindo: essa Secretaria de Comunicação Social é completamente desnecessária.
Chembra, qual é o prolegromeno de hoje ?
NOVELINOS, MAIORANAS E BARBALHOS. E UM FERREIRA QUALQUER.

Manchete do Diário sobre o caso Novelino: "Marcelo Gabriel será investigado".
Manchete do Liberal sobre o caso Novelino:"Generalidades encobrem a verdade".
Pelo amor de Deus e pela fé da Virgem, os dois únicos grupos de comunicação do Pará - rádio, jornal, TV e afins - mentindo sobre um caso desses, conforme seus interesses, sem nenhum pudor ?
Será que esses caras não pensam que os filhos e netos e deles vão ter o mesmo sobrenome que eles ?

PS: que bom, Raul Thadeu, que você voltou a escrever. Texto não é título.

Wednesday, October 24, 2007

DE NOVO, O HINO DA NAZINHA E SEU AUTOR

O Mauro Bonna deu uma nota no domingo dizendo que em 2009, a Basílica e o hino Lírio Mimoso completam 100 anos. E diz que o maranhense Euclides Farya foi quem compõs o hino.
Todos os jornalistas podem cometer esse erro de autoria, mas o Mauro Bonna, não. O maranhense Euclides Farya compõs a música e os versos para Nossa Senhora Aparecida. Depois, os versos foram totalmente substituídos por versos do poeta Aldebaro Cavaleiro de Macedo Klautau que os fêz em homenagem, aí sim, a Nossa Senhora de Nazaré e são cantados hoje por milhões de pessoas.
Vou repetir: a letra abaixo é do poeta do Pará.
Vós sois o Lírio Mimoso
do mais suave perfume
que ao lado do Santo Esposo
a castidade resume
ó Virgem Mãe amorosa
fonte de amor e de fé
dai-nos a benção bondosa
Senhora de Nazaré
Deveria, então, ser citado assim: música de Euclides Farya com versos de Aldebaro Klautau.
Era só conversar com a mamãe, Mauro, minha querida Mízar Klautau Bonna, uma das pessas que mais conhece o Círio nesse Estado.

Tuesday, October 23, 2007

TERRA COM HOMENS PARA HOMENS COM TERRA

A licitação que está sendo feita pelo Governo do Estado para escolher 8 agências de publicidade que irão atender sua conta exige que os concorrentes criem uma campanha lançando o PeoT - Plano Estadual de Ordenamento Territorial.
A proposta do PeoT, segundo o edital é a " regularização fundiária, ordenamento ambiental e consolidação produtiva". Ou seja, na prática, distribuir títulos de terra a torto e a direito. Direito?
Vamos lá, que o assunto não é o PeoT e sim o edital. O referido diz que a PeoT só será "alcançada a partir de um substrato conceitual pautado pela noção de Função Social....com a presença simultãnea de 3 balizes...econômica..social..ambiental". E mais : "que se observe a questão por meio de um enfoque territorial". Ou seja, na prática, quer dizer que o sul do Pará é uma realidade, o Nordeste Paraense, outra, o oeste, área da Transamazônica e bordejos, outra realidade.
O Ronaldo Salame informa que são 29 agências disputando a conta. 11 de fora, inclusive uma multinacional. Pois é, como é que vão ser essas 29 campanhas para vender a idéia aos paraenses que lutam, e muito, por sua terras, para que regularizem suas terras conforme o que o Governo ditar, sejam conscientes para ordenar o ambiente e, enfim, com a terra nos trinques, chegar aos céus com o fruto do seu trabalho, a sua produção, consolidada, vendendo que nem petróleo ?
Que idéia vai ser essa para um Estado culturalmente hetereogêneo e que plano de mídia nesse Pará de tantas mídias vai ser feito para chegar aos consumidores- o povo do Pará - e vender a idéia - o PeoT - e conseguir que ela seja comprada - participativa.
Se não, a idéia não presta e os acionistas da empresa- nós, que vivemos e pagamos os impostos - chegam a uma conclusão que o setor de atendomento - o Governo do Estado - e o fornecedor por ele escolhido - a agência - só fizerem jogar dinheiro fora e devem ser imediatamente substituídos.

TERRA COM HOMENS PARA HOMENS COM TERRA - 2

O edital todo é uma graça. Correto, até onde entendo de editais - mas dá umas escorregadas no quiabo deliciosas.
Vou comentando aqui no sabor do tempo. De imediato, 4 perguntinhas:1 - por que 8 agências ? Deve existir um método novo, que ninguém conhece, na Teoria da Comunicação, explicando por a+b que uma conta dessas caracaterísticas deve ser atendida por 8 agências. Esse pessoal descobre cada coisa importante, não ? 2 - vocês não acharam de uma enorme sutileza sigla a PeoT ? Imagina isso em tamanho grande. 3 - o que é substrato conceitual ? 4 - recorrendo o texto do edital afirmando que "consideramos que todos os cidadãos paraenses devem ter informações objetivas e completas sobre seu Governo", pergunto: quando acabar todo o processo de licitação, posso ter acesso às 29 propostas ? Posso ou não ?

Monday, October 15, 2007

C I R I A N A S

QUERO SER O ADVOGADO DE DEFESA ( UM DELES )
Na área publicitária, nas edições dos 2 jornalões do dia do Círio, além da continuada ausência do grupo Yamada das páginas do Liberal, só uma peça a destacar, sem assinatura de agência.
É a do escritório Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro e Scaff advogados - todos meus amigos, com a benção da Virgem - que diz assim, em página inteira:
Ó Mãe Santa.
Que na hora do JUÍZO Final
Interceda por nós, sendo a
PROMOTORA
da Misericórdia e da Bondade.
Santa de Deus, o que esses meninos andaram fazendo por aí ? Jorge, Pedro, Giba e demais, que papo é esse de Juízo Final, ou é só uma força pro relançamento do livro do Flávio Nassar ou um boteco novo que vai abrir no edifício Manoel Pinto da Silva ?
De qualquer maneira, me avisem que não quero perder essa. De jeito nenhum.

Sunday, October 14, 2007

C I R I A N A S

O VERSO A QUEM DE DIREITO E FÉ
Hoje,dia do Círio, o Liberal estampa na sua principal coluna, o repórter 70, mais uma vez o mesmo erro. Abaixo de uma ilustração de Nossa Senhora de Nazaré, com o Menino ao colo, aspeia" Ó Virgem Mãe amorosa, Fonte de Amor e de fé, Dai-nos a benção bondosa, Senhora de Nazaré". Logo abaixo, assina: "versos do maranhense Euclides Farias, que se repetem em Belém, todos os segundos domingos de outubro, há mais de 100 anos".
Quando fui Secretário de Redação do Liberal e, depois, diretor de Jornalismo da TV Liberal, conseguia evitar o erro, mas ele sempre voltava e, nem sei porque, eu também me cansei de chamar atenção.
Pois é, tô descansado e esses versos são de um paraense chamado Aldebaro Cavaleiro de Macedo Klautau já que o hino foi composto pelo ilustre maranhense pra outra Nossa Senhora, a da Providência, e nem tocava na nossa Nazinha.
O padre Afonso di Giorgio pediu ao poeta Aldebaro Klautau que fizesse a saudação à Virgem. E ele fez o verso mais bonito que eu já ouví alguém cantar. Ou só em uma voz, à capela, ou em um coro de um milhão de vozes.
Vós sois o Lírio Mimoso
do mais suave perfume
que ao lado do santo esposo
a castidade resume
Ó Virgem Mãe amorosa
fonte de amor e de fé
dai-nos a benção bondosa
Senhora de Nazaré
Viva o poeta paraense que o povo paraense canta.

Wednesday, October 10, 2007

ESCRAVOS NAVEGAM NO BANCO QUE DIMINUI

Nos blogs e na imprensa de Belém - leia-se O Liberal e Diário do Pará - nenhuma novidade de peso, pelo menos pra quem que, como eu, passou 3 meses, 90 dias, sem ler uma vírgula dessas mídias.
O caso Pagrisa e sua hamletiana dúvida para o PT:é trabalho escravo ou não é ? Qual a diferença entre trabalho escravo aqui na Amazônia e no Rio Grande do Sul ? Uma mídia mais atenta dava um nózinho na questão.
Outro caso interessante é o do vice-governador Odair José que gosta tanto das empregadas, e dos empregados, é claro, que resolveu dividir com eles o pão de cada dia no Banco do Cidadão e enfrenta denúncias e mais denúncias da mais desvalada corrupção na já minguada verba que administra. Deixa pra lá, Odair José, assim como o cantor, acabam esquecendo de ti.
E mais: matadores ameaçam abrir a boca no caso Novelino, a sede do Remo vai ou não ser vendida ( se for, minha sugestão é cadeia pra todos os últimos dirigentes )
vai ter ou não voto secreto na Assembléia Legislativa e como essa Casa vai se comportar diante da denúncia de bandalheiras no Tribunal de Contas dos Municípios.
Dois assuntos, a meu humilde olhar, mereceriam atenção especial dos veículos de massa e dos biscoitos finos: a pesquisa do IBGE afirmando que a população do Pará diminuiu - foi capa do Liberal, em matéria dura, merece ser perseguida diariamente - e o projeto Navegar, de inclusão digital, lançado pelo Governo do Estado, com apoio da Embratel, nem comentado pelos blogs e publicado pelos jornais através de releases reescritos nas redações.
Esse Projeto Navegar pode ter uma dimensão tamanha que, acho eu, nem os brilhantes meninos e meninas do Governo do Estado sabem disso.
De resto, de resto não, de mais que tudo, é Círio de Nazaré, essa santa que nos diz tudo mesmo que estejamos alheios. Viva Nossa Senhora de Nazaré.
A ESTRATÉGIA DO ESPERMA DO CANGURU PERNETA COM A MÔNICA
Prá encerrar, duas matérias e um título que merecem ir pros anais da Casa. No Diário, domingo, saiu uma entrevista com o Dráuzio Varella, no caderno Mulher que é impagável. Conta a luta dos espermatozóides pra chegar ao óvulo. É luta mesmo. Porrada braba. Só um trecho:"existem 3 grandes grupos de espermatozóides.....1)batalhão de elite, seleto grupo de nadadores imbatíveis na velocidade.....2)bloqueadores, tem cabeça grande e cauda pequena, nadam devagar, não são páreo pro grupo da frente....3) matadores, carregam enzimas tóxicas na cabeça e possuem antenas capazes de detectar e reconhecer espermatozóides estranhos. Quando os encontram, despejam neles suas enzimas mortais.......são de 200 a 500 milhões deles que nadam alucinados atrás do óvulo, ao vencedor, a glória da fecundação"""""".
Morou, cara ?
Falando mais simples, a Ana Unger responde, com simplicidade ao caderno Mulher do Liberal à pergunta: O que é mais difícil aprender, um "pas-de-deux" ou um "canguru perneta"? Resposta da Ana, sempre altiva : " acho que em todos os dois, depende muito do partner. Um bom parceiro contribui para o sucesso de qualquer empreitada".
Disse tudo.
E o PS - só pode ser ele - fecha tudo com chamadinha de primeira no Liberal: "Mônica não dá pra quem quer".

Sunday, October 07, 2007

RETOMANDO A PAUTA

A MARCA DO STF E A MATA DA AMAZÕNIA
Nesse domingo, pus-me a ler as revistas nacionais, os jornais e os blogs locais. As revistas vão do nada ao lugar nenhum ou do tudo a todos os lugares. As ranzinzices de Renan e os novos infiéis ocupam menos destaque a não ser na Época que lhes dedica a capa e coloca a decisão do STF como mais um "marco histórico para a democracia brasileira". E eles contam lá por que. Vamos, então, ler a Época pra entender porque marcam tanto a História que a gente, na maioria, às vezes, nem percebe mais uma marca.
Outra matéria de destaque da revista é o plano de Ongs pra salvar a Amazônia do desmatamento. Custo: 7 bilhões de reais, em 7 anos, menos da metade, 17 bilhões, do que vão custar as usinas do rio Madeira, em Rondônia. Como arrumar a grana? Criando mais um imposto. Simplão, né?
DO FILHO DE DEUS AO FIM DOS TEMPOS
A Isto É vai atrás, muito atrás da infância de Jesus, "o período menos conhecido da biografia do filho de Deus" que, segundo a revista, já fazia das suas, todas do bem, é claro. E tem mais: "cientistas prevêem o fim do gelo do Ártico".
Fim do gelo no Ártico e do fogo na Amazônia. Menino Deus ?
GLÓRIA, PLIM,PLIM, RENAM CALHEIROS VEM AÍ
A Veja que, disfarçada pra uns e ontensivamente pra outros, vem terçando armas com a organizações Globo, saca mais uma e, dissimuladamente - que palavra dissimulada, meu Deus - anuncia o fim da era era global com a capa "A guerra entre Globo e Record, na tela e nos bastidores". Forte de tela, fraca de bastidos, a matéria, pelo menos, mostra que a legislação sobre TV e mídias em geral no Brasil é uma tremenda esculhambação e que, sem pressão - do povo ou da nação ? - só nas mãos do Congresso vai virar uma esculhambação ainda maior já que é uma das últimas fronteiras de poder ainda não ocupado e de crescente avanço e exploração sem que saiba, no mínimo, se uma Igreja que tem seu dinheiro vindo da doação - portanto, livre de impostos - possa bancar um grupo de comuminação em pé de igualdade com outros. E isso é bobagem diante da gama de poder que a Internet, a televisão, os celulares e a convergências entre as mídias estão oferecendo e ainda vão oferecer.
A Veja aproveita, pra não perder o costume, e dá uma cachuleta na governadora Ana Júlia, na coluna Holofote, por ter contratado a eterna dupla romântica-revolucionária-cubana Pablo Milanez e Chocho Valdez por 126 mil cash, pra Feira do Livro e sair correndo atras da Eletronorte pra pagar a conta, que canta ( amo una mujer clara que a my my ama sin pedir nada ou quasi nada que no es lo mismo pero es igual ) desculpem os cultores da língua.
*amanhã, posto o retomando o pauta dos blogs e dos jornais

Friday, October 05, 2007

ÔI

TUDO BEM POR AÍ ? TÔ FAZENDO UM TESTE DE RETORNO. ÔI.