Wednesday, January 23, 2008

ERA UMA VEZINHA
( arrumando os livros - 1982 - Jader pra Governador )

Na arrumação da memória, encontrei mais uma, preciosa.
Um livrinho chamado PDMB 1982, com fotos de Leila Jinkings e editado por Leila Jinkings, Afonso Klautau e Alcindo Cavalcante.
São fotos e textos. Mais fotos do que textos.
Nesse livrinho, o tempo passa e vemos gente: Alacid Nunes, Hélio Gueiros, Almir Gabriel, Simão Jatene, Benedito Monteiro ( que faz o prefácio ) Paulo Fontelles, Romero Ximenes, Itair Silva, Ademir Andrade, Gabriel Guerreiro, Elcione Barbalho, Edilza Fontes, Rômulo ( o primeiro marido da Ana Júlia, esqueci o sobrenome dele ) Cristina Serra, Fafá de Belém, Pinduca e por aí vai.
As fotos da Leila vão da campanha à posse. Os textos são compromissos do Jader compilados por mim ( nunca mais ouvi nem li essa palavra ) e o projeto gráfico é do Alcindo.
" E o tempo passa, bordada em ouro tua história cantará. Canta, meu povo, não posso me amofiná".

6 Comments:

Blogger dklautau said...

Nada melhor que a História.
Rasgos da eternidade no tempo.
Abração.

6:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

Boa noite, Afonso:

eu tenho o livro de fotos da capanha de 82. E recentemente, também abrindo caixas e arrumando pedaços da memória, eu o percorri, página a página.

Revi meu amigo Bené ainda cheio de vigor, o riso escancarado do Paulo, pessoas em caminhões e no chão de palanques improvisados, olhos brilhantes, cheios de esperança.

Revi o Jader Barbalho e não tenho raiva nem remorso: sua candidatura possibilitou meu engajamento na campanha mais bonita da qual participei. Ele não me deve nada. Seu débito é com o povo do Pará.

Abração pra você.

5:25 PM  
Blogger Unknown said...

Afonso, saudades daqueles tempos da diagramação à lápis no papel quadriculado. Fizemos juntos alguns jornais do curso de comunicação da UFPA. Esse livro de fotos sobre a campanha do Jader foi editado no teu apartamento da Serzedelo junto com a Leila.
Parabens pelo blog, especialmente pelo "Era uma vez".
Abraços
Alcindo

5:08 AM  
Anonymous Anonymous said...

Caro Afonso:
participei da campanha do Jader para o governo do Pará.A época, não estava filiado a nenhum partido político e apesar de ter deixado a militância junto ao Partidão, permanecia de esquerda e via na candidatura do Jader a possibilidade, em caso de vitória,de uma nova era para a história do nosso Estado. Fui membro da equipe de advogados que deu cobertura e fiscalizou diuturnamente, voto a voto depositado nas urnas em favor do Jader. Tenho histórias mil sobre a apuração.
Não me arrependo do apoio dado, até porque o Jader foi de vital importância na luta pela redemocratização do país e sua vitória de alguma forma alterou o marasmo que era a condução político administrativa do Pará. Digo para a Bia: o Jader nada me deve. Deve e muito ao povo paraense, principalmente aqueles que acreditavam em novos tempos e foram frustrados nos seus sonhos.
Abraços do Ronaldo

11:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

Caramba.. apesar de divergir em muitas ideias com esse blog .. é intrigante ler algumas "lendas" da política de antigamente.. é uma boa ideia compartilhar a historia conosco da juventude..
parabéns

Igor Normando (presidente da Juventude do PMDB)

11:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

ak diz:
DIEGO, BIA, ALCINDO, RONALDO, IGOR.
Que tal quem tem História contar ?
Sem medo dos blogs.
Afonso Klautau

6:11 AM  

Post a Comment

<< Home